quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Crónica dos Bons Malandros, perdão ...recomeçando ...Crónica dos Bons Cantadores

Alex, António, Paulo, Mário, Zé Carlos, Hugo, Elsa, Açucareiro, Farinha, Lisete, Carla, Luísa, Rosário, Matraca Azul e Matraca Laranja, rejeitados pela sociedade, às quartas-feiras, por falta de oportunidade ou por falta de confiança por parte de todos, incluindo os que mais queridos lhes eram.
Deram por si mesmos a fazer o que quem é excluído faz: a viver na sala polivalente, sentadinhos em cadeirinhas cinzentas, do lado lúdico da vida, visto que quem habita esse lado, em permanência, não pertence à sociedade, foi excluído; deram por si mesmos a cantar e a matar o tempo.
Encontraram-se uns aos outros, ou a Irmã A. encontrou-os a todos, e formaram um coiro, o coiro dos Coiratos.
Esta história é sobre um golpe, um golpe nunca imaginado, audacioso, com lucros suficientes para que todos eles pudessem deixar a vida desse lado – que ninguém canta ou mata o tempo por gosto, gostavam de ter outra escolha. É o golpe da vida deles, é o último golpe da vida deles …não vão ter de cantar mais em festas da escola.
Crónica dos Bons Malandros (perdão…Crónica dos Bons Cantadores … não há meio de acertar), a primeira obra de Mário da Azambuja (pseudónimo de Farinha), podia muito bem ser uma história de suspense, podia muito bem ser, simplesmente uma história, …mas não é!

11 comentários:

Pão de Ló disse...

Cara colega farinha,(aliás, douta)
(eu agora aprendi a comentar os posts e estou imparável...)
Um desafio: começar a compilar as aventuras e desventuras dos bons (malandros) cantadores no reino dos coiratos!
Parabéns pelo talento literário.
Beijos a todos

Goofy disse...

Excelente !!!
Parabéns.

Aguardo ancioso por mais desenvolvimentos sobre as aventuras dos bons cantadores.

Saudações coiratianas.

Carla disse...

Muitos Parabéns Sandra (é a Sandra que é a farinha, não é?! Ou a Carla? Nunca sei!) Excelente comentário, escrito com muito talento.

Pronto já temos quem nos escreva as letras das músicas!

Goofy disse...

Eu só troquei porque estava mesmo destraido...

Anónimo disse...

Se vocês imaginassem a profunda comoção que se apoderou de mim ao ler esta mensagem, até diriam ohhhhh! Estou profundamente tocada pela sensibilidade literária da nossa querida e douta Farinha, que apanhou a nossa essência de uma forma tão perspicaz e inteligente. Aguardo ansiosamente pelas próximas crónicas. Sugiro que explores o lado romanesco da coisa (não me surge melhor palavra) e cries um alter ego para cada um de nós. Que tal?

Um abraço e parabéns! (a todos, aliás, porque a qualidade dos comentários feitos neste blog é extraordinária)

Maneiger disse...

Cara Farinha,
A tua identidade pode ser confundida (sabe Deus como também já passei por isso ...) mas o teu TALENTO, esse, é ÚNICO.
OBRIGADA por partilhares com os Coiratos o teu extraordinário sentido de humor.

CP disse...

Amigos Coiratos, repararam, por certo, na etiqueta da mensagem ...PARVOÍCES ...querem que a parvoíce continue!?...que futuro terá este Blog!?
Livra! vocês são mais amalucados que eu! ...o que é, digamos... MUITO BOM!

Agradeço a todos e agora, em particular:

Pão-de-ló: E é isto que a nossa profissão faz de nós...!

Zé Carlos - a minha/nossa fonte de inspiração predilecta: Que desenvolvimentos...? Bateste com a cabeça, não foi? O Paulo disse que queria uma crónica e na minha mente...crónica, crónica, bons malandros, Mário Zambujal ...pronto, acabou.

Carla: minha homónima ...não faz mal (Carla ou Sandra é igual, até porque a Sandra em questão é o meu querido Açucareiro) ...só com o companheiro Zé Carlos é que eu me insurjo!

Ma(t)raquinha Azul e Luísa: vocês é que são o motor desta "missão" ...gosto tanto de pessoas com sentido de humor, porque a vida e as pessoas, às vezes, são tão cinzentas como as nossas cadeirinhas ...eu é que vos agradeço.

CP disse...

Carla, letras de músicas é contigo, como todos sabemos ...não te parece Zé Carlos?

Rosario disse...

O que se pode dizer mais depois de tantos elogios.Adorei a crónica.
E com esta crónica conseguimos um comentario da nossa colega Pão de Lò, que resolveu dar o seu ar de graça, ou melhor de Pão ou será de Ló.
Só nos falta a nossa Ma(t)raca Orange, mas ela deve andar com um problema de passas.
Farinha continua com esse sentido de humor é espectacular.
Saudações coiratianas.

Carla disse...

Eh eh eh
Essa letra morreu logo à nascença!

Deixemos as letras e passemos ao canto, ou será ao desencanto (vamos aguardar pelos comentários dos nossos fans depois da nossa actuação no Sábado 15).

De facto, é difícil encontrar um grupo tão homogéneo e divertido.

E sabem que mais! Estou mesmo a precisar de rir! Obrigado Coiratos!

Anónimo disse...

Aqui nada morre, tudo nasce e renasce e é alvo de coiratice! A letra estava muito boa e é digna de fazer parte deste blog. Toca a colocá-la num post, prá posteridade.

Carla, vamos a isso! Já recebeste um convite pra seres autora, por isso podes fazer um post. Se precisares de ajuda, me liga vai.

SC